Apple: inimiga da comunidade open-source?

Abri meus feeds hoje de manhã e me deparei com um post que fala sobre a Apple ser um inimigo maior ao open source do que a Microsoft.
Nunca tinha parado para pensar nisso, mas o autor fala algumas coisas muito interessantes, dando exemplos práticos, como:

  • no Iphone, você só poder usar aplicativos instalados através do repositório central da Apple (nem a Microsoft fez isso algum dia);
  • tentativas legais e técnicas de monopolizar tanto o hardware quanto o software
  • não apoiar em nada a comunidade open source, mas ter chupinhado o kernel do Unix para fazer o MacOS e a base do Konqueror (o browser nativo do KDE) para fazer o Safari

Como o autor falou, a idéia não é que todo mundo deixa de xingar a MS e comece a demonizar a Apple – até porque, principalmente na área de serviços móveis, a Apple vai dominar de longe o mercado em breve devido aos grandes investimentos, sem falar que a parcela de pessoas que usam sistemas open source adoram os produtos da Apple – mas sim que as pessoas pesem os fatos e vejam que nada é perfeito como se vende.
No mais, uma batalha entre a comunidade open source e os Apple-fanboys no campo das idéias é inevitável em breve.

Posts relacionados

3 thoughts on “Apple: inimiga da comunidade open-source?

  1. Opa cara. Até pouco tempo atrás eu achava que era o único que pensava assim. Interessante ver que você achou um artigo que nem brasileiro é, mas tem esse mesmo pensamento… Achei que o mundo estava cego pois raramente recebo um comentário positivo quando falo mal da Apple. Geralmente até mesmo os usuários de Linux vem me crucificando quando meto pau na Apple. Já venho a tempos tentando explicar no meu blog que a Apple é pior do que a M$, mas como já disse em outro povo, a galera está tão empenhada em jogar contra a M$ que esquece que já existem inimigos piores se armando… O povo pensa que deve ter uma guerra de todos contra a M$ e que nessa guerra a Apple é uma salvadora que vai trazer a paz no mundo tecnologico. A guerra que temos é Software Livre X proprietário e o que mais devemos fazer agora é alertar contra os perigos da Apple… Não é porque os produtos deles são afrescalhados ou os fanboys da Apple são monas que eles são menos perigosos do que a M$!

    Steve Jobs como pessoa é ainda pior que o Ballmer se analisarmos bem. É um hipócrita porque tenta atingir o Software Livre, mas chupinha o código aberto e sai dando uma de inovador…

    Abraços

    do Terrinha

  2. É exatamente isso mesmo, cara; além de não ajudar em nada a comunidade, ainda chupinham as idéias.
    Ponto negativíssimo!

    Valeu pelo comment!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>